Notícias:

A teoria das janelas quebradas e os Condomínios. Qual a sua ligação?

Não deixar de tomar decisões de forma imediata pode ser fundamental para a “perda de controle” da administração de um condomínio.

        Você conhece a Teoria das Janelas Quebradas? Teoria esta que vem sendo bastante comentada ao ser utilizada pelo atual prefeito de São Paulo João Dória.  

        Em resumo, esta teoria que surgiu em um estudo social nos Estados Unidos, nada mais nos mostra que o indivíduo é levado a tomar decisões e a cometer atos em decorrência do meio em que vive, ou seja, se o meio é “abandonado” ou “descuidado” a tendência de que seja o mesmo vandalizado é muito maior do que em um local onde há o controle e as regras são rígidas.

        Então, como podemos aplicar esta Teoria em nossos condomínios?

        Em condomínios em que o síndico e/ou a administração preza pelo controle e manutenção das dependências mediante controle, reparos rápidos (substituição de lâmpadas, reparos em portões e etc) e, principalmente, controle e punições rápidas e severas em casos de descumprimento das normas, a tendência é que este ambiente seja um local com poucos problemas de vandalismo e descumprimento de regras como no descarte de lixo, utilização das áreas de estacionamento e áreas comuns.

        Por outro lado, em um condomínio em que o síndico e ou administração é mais permissiva ou que deixa decisões para serem tomadas com mais tempo, como por exemplo dias sem a troca de lâmpada queimada, descontrole no descarte de lixo e etc, a tendência é que este ambiente seja mais suscetível a ser vandalizado, mais suscetível a desentendimentos entre condôminos.

        Ou seja, de acordo com a Teoria das Janelas Quebradas, para um bom andamento de um condomínio necessário é que tanto o síndico, administração e condôminos estejam atentos para que sejam tomadas decisões rápidas para quaisquer situações como reparos, aquisição de material, controle de infiltrações. Situações estas que se não observadas e resolvidas de forma imediata podem acarretar no total descontrole do Condomínio em decorrência da “falsa ideia” de descontrole.

        Assim, como vem sendo feito pelo prefeito João Dória na cidade de São Paulo, mesmo que tais atitudes sejam criticadas por muitos, a melhor solução tanto para uma cidade como para um condomínio, é a tomada rápida de decisões as quais mantenham o ambiente em ordem e, assim, traga a todos os moradores e visitantes a sensação de ordem e controle do local na busca da melhor qualidade de vida.

 

      Desta forma, não deixemos as nossas “janelas quebradas”, mas sim, tenhamos todo o cuidado e zelo pela nossa cidade, bairro, condomínio e nossas casas para, com isso, conseguirmos viver em um ambiente de harmonia e organização.


Av. Getúlio Vargas, 1157 - sala 1415 - Menino Deus - Porto Alegre – RS – CEP: 90150-005
Fone: (51) 3226.8305 – 3286.2849 / E-mail: contato@silvarossol.com

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados. Produzido e mantido por Elfa Publicidade